marcelo martins

Legislativo de Santa Maria retorna às atividades com medidas de prevenção

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Leão (Assessoria/CVSM)

A Câmara de Vereadores de Santa Maria retomou, nesta terça-feira, as atividades presenciais. Assim, a Casa volta a ter as sessões plenárias habituais bem como o atendimento ao público em turno único (das 7h30min às 13h30min). Por enquanto, as sessões plenárias seguirão ocorrendo às terças e quintas-feiras, a partir das 10h. E, não mais, às 15h, como se tinha antes da pandemia.  

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Na terça, por exemplo, os parlamentares estiveram presentes na sessão que teve alterações na configuração da plenária. Dos 96 lugares, 28 estavam liberados para quem quisesse acompanhar a sessão.

Além disso, apenas um assessor poderia acessar o Plenário para auxiliar os vereadores em eventuais demandas. Tudo dentro do que está previsto pelos órgãos de saúde e preconizado pelo Ministério da Saúde e OMS.

Também constou, na pauta do dia, o pedido de reingresso da vereadora Marta Zanella (MDB), que deixou, na semana passada, o comando da Secretaria de Cultura para retornar à Câmara. Situação, aliás, a mesma de João Chaves, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Social para voltar ao mandato na Casa.  

Marta e Chaves deixaram um importante saldo junto às pastas em que atuaram. A primeira, ao emplacar o desfecho da lendária e constrangedora obra do Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Pogetti, o Bombril, que levou mais de uma década para ser concluída. Já Chaves deu cabo ao problemático episódio do Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter, que ficou por quase quatro anos com as portas fechadas. 

COMISSÃO CRIADA
O Legislativo de Santa Maria não digeriu bem o fato de ter sido ceifado dos holofotes da entrega dos leitos do Hospital Regional, no fim do mês passado. A Câmara destinou à prefeitura mais de R$ 5,3 milhões para ações do combate à Covid-19. O valor leva em conta as emendas impositivas e antecipação do que seria devolvido, pelo Legislativo, ao fim do ano à prefeitura.Agora, a Casa quer saber da aplicação destes recursos.  

APLICAÇÃO
A vereadora Luci Duartes (PDT) foi quem propôs a criação de uma comissão especial "com a finalidade de acompanhar e fiscalizar a aplicação do redirecionamento do valor das emendas impositivas".

Em março deste ano, a Câmara anunciou que aportaria R$ 2,3 milhões dessa área para apoiar a prefeitura. Inicialmente, metade deste valor era previsto para a saúde. Mas frente aos acontecimentos da pandemia, os vereadores decidiram conjuntamente repassar 100% dos valores.

Além da vereadora Luci, ficou definido que Alexandre Vargas (Republicanos) e Francisco Harrisson (MDB) irão integrar a comissão. Foram contrários à criação da comissão os parlamentares Manoel Badke (DEM) e Ovidio Mayer (PTB).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pré-candidato Jader Maretoli está em busca de vice para a chapa Anterior

Pré-candidato Jader Maretoli está em busca de vice para a chapa

O exemplo do Hospital Regional mostra que parcerias são o caminho em tempos de crise Próximo

O exemplo do Hospital Regional mostra que parcerias são o caminho em tempos de crise

Marcelo Martins